Eu não sei por que não me decido sobre que tema escrever! Podia ser da eleição do Lula, cuja vitória me alegrou muito, pelo povo do Brasil. Eu também pertenço a esse povo, mas agora estou morando em outro lugar e não sinto tanto os benefícios na própria pele, mas fico feliz de que o pobre povo brasileiro vá receber as chuvas de bênçãos que o Lula prometeu derramar sobre a população, especialmente a pobre, que não tem o que comer, coisa que me angustia muito, e uma boa perspectiva me deixa muito contente. Sou empática, e por isso me alegra muito saber dos progressos dos demais, principalmente neste caso, que nem é a rigor um progresso, mas uma melhoria enorme de vida: só ter o que dar aos filhos para comer já representa um progresso na vida, pra essas pessoas que nada têm!
Foi uma eleição muito apertada, mas uma vitória grandiosa! Já se nota certa alegria entre a população brasileira, isto é, na maior parte, porque alguns ainda estão protestando e pedindo uma nova eleição: nova eleição, por que? Não foi uma escolha fraudulenta, tudo foi muito legítimo, lícito, reconhecido, declarado e confirmado até internacionalmente, pelos diversos estadistas e outras autoridades do mundo, o que inclui os parabéns e até convites para o novo dirigente eleito participar em eventos, tais como a COP27, que será realizada no Egito, ainda neste mês, aonde Lula comparecerá – não como mandatário do Brasil – mas como Presidente Eleito pela vontade popular.
Muito feio o papel do atual presidente, cujo pronunciamento demorou muito a ser feito e, além de tardio, não parabenizou o novo eleito – como fizeram outros mandatários de muitos países do globo – nem reconheceu explicitamente a derrota, fechando-se numa posição infantil e despeitada. Até outras autoridades brasileiras, mesmo adversários do vencedor, ofereceram seus préstimos a Lula e Alkmin, no sentido de ajudar e/ou entrar em negociações para um novo período de mando. O presidente eleito terá algumas dificuldades, é de esperar-se, dada a grande maioria de recém-eleitos adversários no Congresso, mas o Lula tem recebido também a declaração de apoio de muitos políticos influentes, o que possivelmente amenizará essa situação adversa. O que é fato é que já se percebe um alívio, e até certa satisfação, na população brasileira, depois de um período vivido com muita apreensão, ameaças e violência, como foi o do presidente atual. Estou afastada do país há muito tempo, e tudo que sei é por ouvir dizer, ou pelos noticiários da Globo – em cuja palavra confio – mas não é como estar aí vivendo a situação verdadeira, em todos os seus detalhes. De qualquer maneira, mesmo só com base nisso, me atrevo a escrever sobre o que tenho sentido só de longe.
RELATED POSTS
View all