Laís Viegas de Valenzuela

Simplicidade

agosto 30, 2023 | by ipsislitteris.com

simplicidade-241023

Acho que herdei isso da minha querida mãe.

Quero dizer que, pese a esse meu aparente “narcisismo”, sou uma pessoa até humilde: como já disse em outros artigos, posso usar, com muita tranquilidade e segurança, coisas usadas ou emprestadas de outras pessoas, compro sapatos vendidos até em calçadas de ruas, uso a mesma roupa durante anos, compro em lojas simples e não uso habitualmente coisas de griffe.

Também sou capaz de dizer “não sei” ou “não entendi”, quando não sei mesmo, ou não compreendi uma coisa; não falo de um assunto que não conheço, e por aí vão a minha sinceridade e a minha humildade… Não sei se vão opinar que sou contraditória, por outros artigos meus aqui contidos, onde falo muito bem de mim mesma! Mas, apesar da minha autoestima, do meu amor próprio, sei que sou simples e humilde, naquelas coisas que considero contrárias à soberba!

Muita gente não é humilde a ponto de dizer que não sabe ou não entendeu uma coisa, quando isso é um fato. A maioria das pessoas só quer mostrar seu lado mais favorável, que é inteligente, que é culta, e não pode admitir que os outros saibam que ela não sabe uma coisa ou que não a entende, porque isso é inadmissível diante dos demais. Eu sei que sou humilde, e sei confessar as minhas “ignorâncias”, quando realmente não sei ou não conheço algo, não sou capaz de me mostrar como um “gênio” ou que tenho profundo conhecimento (e até que tenho, de coisas específicas do meu campo de trabalho!). E percebo que esta minha forma de ser contagia positivamente até o meu próprio marido, que é um homem inteligente e culto, mas não tem a minha humildade de dizer quando não sabe alguma coisa. Sem nenhum mérito, eu sinto que ele já começou a dizer também que não entendeu ou não sabe, só que, na maioria das vezes, eu digo primeiro: “não entendi” ou “não sei”, para que então ele diga: “eu também não”. Talvez isso não tenha a menor importância, mas é um valor para mim. Acho ótimo saber uma coisa e dizê-la, mas quando eu não sei não há força humana que me vista com essa capa de fingimento e me faça dizer que sei!

RELATED POSTS

View all

view all