Laís Viegas de Valenzuela

Insanidade no mundo

abril 13, 2024 | by ipsislitteris.com

Eu antes pensava que era só o Brasil quem estava sofrendo com tantas desgraças, tanta miséria, mas agora vejo que o mundo inteiro está coberto de chagas, deixadas por guerras de todos os lados; antes, era só a Rússia quem tinha atacado a Ucrânia, mas agora também o Hamás atacou Israel e, em contrapartida, Israel não deixa de bombardear a Faixa de Gaza, matando gente, tomando pessoas, até mesmo crianças, como reféns; enfim, uma chacina de fazer medo! Agora, os Hútis atacaram uma parte do Yêmen, e os Estados Unidos, arvorando-se em justiceiros, também tomaram as dores não sei bem de quem. O Mundo todo está invadido por guerras. Júlio César (romano) tinha toda a razão, quando dizia: “Si vis pacem, para bellum” (Se queres a paz, prepara-te para a guerra). Porque parece que não há paz sem ser precedida de uma guerra. Quando os povos desejam a paz, têm que organizar uma guerra. Nem sei mesmo o que significam essas guerras, essas batalhas cruéis, se são lutas por tomar partes dos territórios (tenham sido invadidos ou não), ou por outras razões materiais. Agora, até a Venezuela já se propôs a invadir uma parte da Guiana Inglesa! É verdade que aquele homem imaturo (Maduro) é um maluco, cheio de ideias de grandeza e sonhos lunáticos. Mas, hoje em dia, todo mundo quer ser o maior do mundo, ou o mais rico, ou o mais poderoso, o mais importante, mais popular, mais votado, mais… idiota (acho que isso ninguém quer ser, porque é negativo ser idiota). Mas, procedem como idiotas, como se não soubessem que são! Como o idiota presidente daqui, com suas manias de grandeza e glória, de construir o maior aeroporto do planeta, ou a maior rodovia do mundo, ou o maior centro comercial de todas as cidades, ser o país mais poderoso do mundo… E o pior é que leva os habitantes do país a pensarem do mesmo jeito, que são os mais inteligentes da galáxia, os mais preparados, os mais letrados, os políticos mais competentes, com seus delírios de grandeza, tudo comparativamente, tudo medido com a fita métrica mais favorável para si mesmo! Agora mesmo, países que se diziam do mesmo bloco: América Latina, cortam relações diplomáticas uns com outros, como no caso do México com o Equador, por um incidente grave de diplomacia, invasão do território diplomático.

Que saudade do tempo em que as pessoas eram mais modestas, quase ninguém competia por ser o “melhor nem o maior do mundo”! Conformavam-se em terem as melhores belezas do seu país!

É verdade que eu já passei por várias guerras: desde a 2ª guerra mundial, guerra do Vietnam, da Coreia, essas que agora estão acontecendo e surgindo, e quem sabe que outras mais? Tratem de recordar-se, porque eu já não me lembro de outras. E pra que mais? Basta! O mundo já está tão atormentado com todas essas disputas, que acho que o que está faltando agora é sanidade mental, para ter paz! Como dizia aquele filme: “Deu a louca no mundo!” Todo mundo está louco, louco! O que nós mais precisamos é de paz, de espírito, sossego, e de muitas coisas que trazem harmonia ao mundo inteiro. Não sei se algumas pessoas são demasiado pacíficas ou se quase o mundo inteiro está beligerante demais! Eu, por exemplo não preciso disso, posso carecer de outras coisas, e só quero viver em paz, assim como quero – não agora, por certo – mas daqui a algum tempo, morrer em paz!

Puxa! Eu ainda nem tinha terminado de falar, e o Irã acaba de atacar Israel!! Deu mesmo a louca no mundo inteiro!!

RELATED POSTS

View all

view all